Parece simples, mas muita gente ainda tem dúvida sobre esse assunto, qual a altura ideal para instalar um pendente em um ambiente corporativo? As regras gerais mudam um pouquinho, porque em uma mesa de reunião ou em uma estação de trabalho, toda a área deve ser iluminada com homogeneidade. Dessa forma evita-se cansaço ou desgastes dos funcionários provenientes da má iluminação.
É primordial para o projeto definir a altura do pendente de acordo com a área da estação de trabalho. Ajustando a altura de forma que toda a superfície possa ser contemplada, tendo em vista que a altura mínima é de 70 cm de distância da mesa.
Outro ponto a se destacar é que alguns pendentes fazem o uso de iluminação difusa + focal, no modelo focal, deve-se observar o grau de abertura da lente, por exemplo, 34° ou 48°. Por fim, escolher a abertura do facho ideal de acordo com a distância entre o pendente e a superfície iluminada.
A norma que regulamenta a iluminação é a NBR/ISO 8995- Iluminação de ambientes de trabalho, é importante consulta-la sempre, pois, cada tarefa exige um nível iluminação. Em geral, o UGR ideal para espaços de trabalho é 19 e a temperatura de cor 4.000K. A norma também adverte quanto ao uso de iluminação controlável, em espaços como salas de conferência e reunião, pois, espaços multifuncionais necessitam de ajustes para assim executar tarefas como trocar a luz para uso de projetores.
Sob as condições ideais em iluminação de empresas, clientes e funcionários são estimulados a estarem mais atentos aumentando a concentração, uma pessoa realiza tarefas visuais de forma mais rápida, segura e confortável. A iluminação exerce grande impacto nos indivíduos.