Diagrama de cromaticidade

São muitas teorias a respeito do nosso modo de ver as cores, porém a mais aceita é da recepção das cores por meio de cones sensíveis á luz vermelha, verde e azul que transformam em sinais visuais para o nosso cérebro, e assim enxergamos colorido.

O diagrama de cromaticidade consiste em uma representação gráfica, das cores que enchergamos,  para as cores primárias em coordenadas X, Y e Z, denominadas valores triestímulos pelo CIE (Commission Internationale de l’Eclairage). Esta medição do sistema CIE de cores se baseia em mesclar duas ou três cores primárias (vermelho, azul e verde) resultando em uma nova cor. Esses parâmetros são fundamentais para a determinação das características colorimétricas da luminária.

 

Falamos anteriormente sobre Temperatura de cor, em que é possível observar os picos dominantes dos comprimentos de onda, todavia é possível encontrar LEDS com mesma temperatura de cor e realces para diferentes cores.  São LEDs com espectros de cor especiais para realce das cores primárias ou branco. Nos últimos anos ganhou aceitação mundial por ter familiaridade em alguns segmentos específicos, como supermercados e lojas de roupas, que usam por exemplo LEDS apropriados para carnes, peixes, pães, roupas brancas e maquiagens.