Já parou para pensar na importância do uso de um driver de qualidade? É ele quem mantém o desempenho da iluminação, pois, permite uma vida útil saudável ao LED, garantindo a sua durabilidade. Um bom driver evita a oscilação da corrente, mantendo assim a corrente fixa sem danificar os LEDs ou introduzir harmônicos na rede, e assim produzir interferência eletromagnética. A utilização de bons drivers é de extrema importância para a alta eficiência da luminária, pois, influencia diretamente na eficácia do sistema e assim reduz o LM/W.
Para que as luminárias em LED possam funcionar, elas necessitam de uma fonte de energia proveniente de um driver diretamente da rede de energia alternada (127 ou 220V).
No caso das luminárias alimentadas por um driver, elas podem ser corrente constante ou tensão constante, sendo a primeira facilmente encontrada. Drivers de corrente constante controlam a corrente da luminária, mantendo em um valor fixo de acordo com o projeto do circuito eletrônico dos LEDs. Alguns modelos contam com um sistema chamado Dimmer (regulador de intensidade luminosa) e/ou com programador de funções. Como, por exemplo, apagar as luzes no meio da noite ou reduzi-las a 50% após um intervalo de tempo.
De forma sucinta os drivers possuem a função de:
– Transformar a corrente alternada (CA) em corrente continua (CC);
– Permitir a variação proporcional da tensão, fixando um valor de corrente;
– Proteger os circuitos eletrônicos de LED contra sobrecarga e variação da rede;
-Estabilizar a energia de alimentação dos circuitos eletrônicos de LED;
– Filtrar a rede diminuindo assim a ondulação da tensão, picos e ruídos espúrios;
– Promover o isolamento entre os circuitos de entrada e saída para que não haja possíveis choques elétricos.