Somos completamente influenciados pela luz e com nossas escolhas não é diferente. A cor da blusa que estamos comprando, a fruta no supermercado, o tom da maquiagem que combina com nossa pele, os detalhes na pintura daquela exposição de arte que você está esperando há um tempão…Enfim, situações corriqueiras em que o IRC ou índice de reprodução de cores pode intervir na sua decisão. O IRC é um aspecto bastante interessante e deve ser levado em consideração na hora de adquirir uma luminária.
Muitas de nossas escolhas são baseadas no que vemos, se o objeto iluminado não tem a fidelidade das suas cores originais você facilmente pode ser confundido. Para iniciarmos nossa explicação, tomamos como referência o sol e para essa avaliação seu valor é 100. O IRC mede dentro de uma escala de 0 a 100 e diz a respeito do quão fiel os LEDs daquela luminária retratam os objetos iluminados. Luminárias com IRC de 80 e 90 reproduzem melhor as cores vistas independente da sua temperatura de cor. Com base nisso a Comission Internationale de l´Eclairage (CIE) criou nos anos 60 o IRC, cujas as referências são baseadas em 14 cores.
Para suprir a necessidade de mais informações na avaliação das cores do IRC, já que ele é pouco representativo e utiliza apenas a métrica de índice de reprodução de cor (RA), a Illuminating Engineering Society (IES) propôs a TM-30-12. Esse novo modelo avalia 2 métricas , tendo como base uma escala de 99 cores que leva em consideração a fidelidade de cores (RF) e a avaliação da gama de cores (Rg), relacionada ao aumento ou diminuição da saturação.
A metodologia da TM-30, foi aprovada pela CIE, mas ainda não substitui por completo o IRC. Para que arquitetos, lighting desiner e outros profissionais da área tenham resultados mais completos, o ideal é usar o IRC em conjunto com a TM-30. Pensando nisso, adaptamos nosso laboratório fotométrico, ele está capacitado a realizar os testes em conformidade com a TM-30-15 e CIE 13.3-95.
TM-30 | IRC |
A TM-30 tem maior precisão pois mede a saturação do LED (linha em vermelho) em relação a escala padrão (linha azul). Neste exemplo, ele satura o azul e dessatura o vermelho. | O gráfico do IRC mostra onde é o ponto em que as coordenadas X e Y do LED se encontram, e em relação a curva do corpo negro, que indica a temperatura de cor e o destaque desse LED. |